Hi all!
Véspera do Dia dos Namorados e euzinha com insônia, que situação!...
E aí, resolvi escrever sobre um artigo que li na Super este mês sobre "O Segredo do Pensamento Negativo". Os que me conhecem devem estar, neste momento, caindo da cadeira, né?! Pollyanna e Heidi são fichinha para mim! Risos...
Bom, mas vamos ao texto que para começar já diz: "Esqueça o pensamento positivo. O que pode mesmo melhorar o mundo e a sua vida é ter uma certeza na cabeça: isso não vai dar certo."
E para explicar de onde veio isso, o autor se baseia no filósofo alemão Schopenhauer - o "filósofo do pessimismo" - e o ciclo de desejo e frustração que o mesmo descreveu (desejamos, conseguimos, ficamos entediados e passamos a desejar outras coisas). E contrapõe que o excesso de otimismo é que leva as pessoas a sofrerem por, não raras vezes, descobrirem que o querer nem sempre é poder... A sacada é admitir as fraquezas e limitações, aprendendo com isso!
E esta a parte ele exemplifica citando que o pessimismo está na raiz de grande parte das coisas que garantem uma boa vida hoje (defesa militar, sistema político e legal justos, etc.).
Para mim o equilíbrio é sempre a melhor pedida. Pensamento positivo, para atrair as coisas boas que desejamos e merecemos, e realismo (ou um pouco de pessimismo) para que possamos pensar em formas de lidar com o que pode sair diferente do desejado!
Beijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário